X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



ESPAÇO DE INTERCÂMBIO | Imprimir |  E-mail

Este espaço se faz para a publicação/reprodução de textos de autores cujas idéias, direta ou indiretamente, contribuem para investigações desenvolvidas pelos projetos do CELPCYRO e para os leitores do site -  sempre com o intuito de divulgar proposições que enfatizem o humanismo, a interação das áreas de conhecimento, as relações entre culturas e povos.


CRIADO MOVIMENTO TRANSFRONTEIRIÇO DE ONGs
Fábio Ludwig
Presidente da Ong Atelier Saladero ongsaladero@gmail.com

Com o objetivo de trabalhar em comum acordo em atividades que resgatem a tradição,a cultura e os valores ecológicos das comunidades de fronteira do Brasil, Uruguai e Argentina, foi fundado o Movimento Transfronteiriço de ONGs, na Barra do Quarai, no dia 01/02/2006.

O Movimento é o marco inicial da cooperação entre sete entidades não-governamentais, permutando informações de aspectos científicos, técnicos, educativos, culturais, desenvolvidas na área ambiental e de gestão.

Ao fazer a abertura do evento, a ONG Atelier Saladero deixou clara as intenções de união e trabalho que congregava as Diretorias presentes:  

Este encontro tem por finalidade oficializar uma parceria de âmbito internacional entre entidades não-governamentais. Entendemos que a união de todas estas organizações aumentará a força e o raio de ação das iniciativas tomadas em prol da Educação, da Cultura e do Meio Ambiente. Queremos integrar os esforços e as inteligências, criando o Movimento Transfronteiriço de ONGs, ampliando cada vez mais a nossa troca de informações, de experiências, de ensinamentos, de planos e projetos que visem uma melhoria da vida humana, da saúde humana, da cultura humana. Pensamos em lutar pelo que é fundamental: formar um tipo humano perfeitamente civilizado, pois só assim teremos um planeta perfeitamente preservado, sem degradações e crimes ambientais. O princípio básico do Movimento Transfronteiriço de ONGs pode ser resumido numa frase: o meio ambiente não possui fronteiras.

Durante o Encontro, os presidentes das ONGs tiveram a oportunidade de expor as principais atividades e projetos que desenvolvem em seus países. A cada um, as entidades parceiras fizeram perguntas e trocaram idéias, com a finalidade de replicarem em suas comunidades, com mais segurança, ações realizadas com sucesso.  

Este foi um aspecto importante da criação do Movimento: entidades comprometidas em colaborar na divulgação das atividades conjuntas e individuais que elaboram, pensando exclusivamente no benefício das comunidades fronteiriças, acreditando que somar esforços pela educação ambiental, discutir projetos comuns, campanhas, palestras, cursos, conferências e outras atividades desse nível,   contribuem para a formação de uma consciência ecológica em nossas sociedades.

Na ocasião, foi aprovado um Termo de Parceria que irá orientar os projetos a serem desenvolvidos para o futuro.  Estiveram presentes:

  • ONG ATELIER SALADERO - Barra do Quaraí - no ato representado por seu Presidente Fábio Ludwig.
  • ONG SEPÉ TIARAJU - Uruguaiana - no ato representado pelo seu Diretor Executivo Ricardo Simas.
  • ASOCIACIÓN ECOLOGISTA RIO MOCORETA - Monte Caseros - no ato representado pelo seu Presidente Luis Mujica.
  • INSTITUTO PATULUS - Santana do Livramento - no ato representado pelo seu Presidente Erick de Melo Maciel.
  • COMISSÃO BINACIONAL DE MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS PASSO DE LOS LIBRES/URUGUAIANA - no ato representado por Juraci Jacques.
  • MOVIMENTO ECOLÓGICO DE BELLA UNIÓN - Bella Unión - no ato representado pelo seu Presidente Julio Tarino.
  • ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO RIO URUGUAI - Monte Caseros - no ato representado pelo seu Presidente Luis Etiro.

TRÍPLICE FRONTEIRA

Visite três países em 20 minutos!


Os pontos vermelhos marcam: * Ilha Brasileira * Barra do Quaraí (Brasil) * Bella Unión (Uruguai) * Monte Caseros (Argentina)



Links Relacionados:
- www.barradoquarai.net/
- Textos Anteriores