V Jornada Cyro Martins sobre Saúde Mental | | Imprimir | |
TRINTA ANOS DE TRANSFORMAÇÕES NA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE
02 de agosto de 2008 - sábado - das 11h às 17h Santander Cultural - Sala Multiuso Oeste Av. Sete de Setembro, 1028 - Porto Alegre Instituir uma medicina humanística, dentro da realidade social contemporânea, implica em mudanças de estruturas mentais e de técnicas de trabalho. Sem dúvida, uma tarefa dificílima e demorada, exigindo o esforço de mais de uma geração, a fim de propiciar ao médico jovem possibilidades subjetivas e objetivas de adaptar-se a situações novas. As reformulações, quaisquer que sejam as bases de sua ideologia, são sempre objeto de controvérsia. Entretanto, sem medo e modestamente, iniciou-se um movimento, através da ação didática, de integração da prática médica corrente, visando a unidade na variedade. E faz já algum tempo que me bato contra a fragmentação da medicina em feudos, por cujos limites os seus respectivos senhores lutam, às vezes encarniçadamente, havendo, não raro, escaramuças de fronteira. Não estou acusando ninguém. Somos todos, consciente ou inconscientemente, proprietários cônscios dos domínios do pedaço de homem que escolhemos para a prestação de certos serviços, mediante honorários adequados e preservados os direitos e a dignidade feudais, aos quais damos pomposamente o nome de ética médica. Cyro Martins “Incidências contemporâneas na relação médico-paciente”. IN: Perspectivas da Relação Médico-paciente. PROGRAMAÇÃO 11h –Abertura 11h30 - A INTEGRAÇÃO DOS CONHECIMENTOS NA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE. Com Cláudio L. Eizirick – Médico Psiquiatra, Psicanalista, Prof. da FAMED/UFRGS, Membro Efetivo da Soc. Psicanalítica de P.Alegre (SPPA), Presidente da Assoc. Internacional de Psicanálise (IPA).
12h - PECULIARIDADES DA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE NO TRATAMENTO ONCOLÓGICO. Com Gilberto Schwartzmann - Médico Oncologista, Prof. da FAMED/UFRGS, Membro da Academia Brasileira de Medicina.
12h30min - PSICOTERAPIA E PSICOFARMACOLOGIA NA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE. Com Cláudio M. Martins – Médico Psiquiatra, Coord. de Saúde Mental do CELP Cyro Martins, Chefe do Serviço de Psiquiatria do HMIPV
13h - Debates Intervalo 15h - A RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE NA SAÚDE PÚBLICA. Com Moacyr Scliar – Médico Sanitarista, Escritor, Membro da Academia Brasileira de Letras 15h30 min - ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS NA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE. Com José Geraldo Taborda – Médico Psiquiatra Forense, Prof. e Chefe da Residência em Psiquiatria da FAMED- UFFCSPA.
16h - ASPECTOS TRANSFERENCIAIS ERÓTICOS NA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE. Com Betina Mariante Cardoso – Médica Psiquiatra, Mestre em Psiquiatria pela UFRGS.
16h30min - Debates
COORDENAÇÃO Cláudio M. Martins REALIZAÇÃO CELP Cyro Martins
|