X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



"Cyro Martins Vai às Escolas" no município de Guaíba | Imprimir |  E-mail

Amanda Dutra de Oliveira*

 

No dia 08 de abril do corrente, o projeto “Cyro Martins vai às escolas” foi apresentado aos professores de Língua Portuguesa e Literatura do município de Guaíba (RS). A explanação foi feita na sala de reuniões da Secretaria de Educação do município, e contou com a presença de 30 professores que atuam nas 16 escolas do município.

A diretora-presidente do Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins (CELP CYRO MARTINS), professora Maria Helena Martins, e a professora Aymara Celia, coordenadoras do projeto apresentaram-no e levaram aos professores da cidade uma amostra da abrangência da obra de Cyro Martins. Foi exibido o filme produzido para a série da RBS TV – Escritores Gaúchos, baseado no livro Um menino vai para o Colégio, que também é o texto motivador do projeto, assim como foi apresentada em powerpoint a exposição da artista plástica Liana Timm – Cyro Martins, o transfigurador do óbvio, biografia visual do autor em questão.

Dentre as escolas que já aderiram ao projeto estão Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, Escola Municipal de Ensino Fundamental José Carlos Ferreira e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita. Em Gauíba, o projeto contará com a assessoria da professora Amanda Dutra de Oliveira, da escola José Carlos Ferreira, que também é colaboradora do CELP CYRO MARTINS.  Outras escolas deverão aderir ao projeto nos próximos dias.

O projeto iniciou neste mês de abril e deve ser concluído no mês de junho. Os estudantes  já iniciaram a leitura do livro, e estão programando a apresentação dos trabalhos de seus alunos em duas etapas: primeiro nas suas escolas, para os colegas e comunidade, e depois para as outras escolas em uma grande confraternização entre as escolas participantes do projeto no município. Os participantes têm ampla liberdade para escolher os aspectos a pesquisar e desenvolver sobre o livro lido. Prevê-se que os trabalhos sejam multidisciplinares e que alunos de diferentes séries participem.

O CELP CYRO MARTINS ofereceu  para cada professor presente na reunião, folder institucional do Centro,  biobibliografia de Cyro Martins e folder sobre projetos comemorativos do centenário Cyro Martins, acompanhando um exemplar do livro de Cyro Martins - Um menino vai para o colégio . Além disso, deverá ofertar a cada escola participante um CD com a biografia visual de Cyro Martins, feita pela artista Liana Timm,  um DVD com o filme inspirado no livro, além de 10 exemplares do livro para cada biblioteca. Também  disponibilizará  a exposição da artista plástica, com 9 banners oleados, para cada escola por duas semanas, a fim de que  todos os alunos tenham acesso às obras de arte.

Um dos propósitos mais importantes do projeto é doar a cada aluno participante um exemplar do livro lido. Para tanto, o CELPCYRO  busca apoio financeiro para nova tiragem da obra, ainda em tempo de repassá-la aos estudantes de Guaíba.

 

Guaíba, abril de 2008

--------------------

*Amanda Dutra de Oliveira é Professora da rede Municipal de Guaíba e assessora do projeto Cyro Martins Vai às Escolas nessa rede.

 

Veja registros dos resultados dos trabalhos em Guaíba