Projeto Cyro Martins visita EJAs de Porto Alegre | | Imprimir | |
A Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de educação básica, nas etapas de ensino fundamental e médio, para quem tenha mais de 15 anos sem escolarização prévia, aliando os estudos com a formação profissional e/ou geração de renda. O CELPCYRO vai ao encontro das escolas que desenvolvem essa modalidade na expectativa de que encontrará muito boa receptividade. Projeto CYRO MARTINS VAI ÀS ESCOLAS - conhecimento e valorização de práticas culturais na formação de jovens e adultos - Proposta de Projeto Itinerante por EJAS de Porto Alegre em 2009
APRESENTAÇÃO Projeto itinerante realizado em escolas públicas do Rio Grande do Sul, desde 2006, agora proposto para EJAS de Porto Alegre. A leitura da novela autobiográfica – Um menino vai para o colégio, do escritor e médico psicanalista gaúcho Cyro Martins (1908-1995), desencadeia o processo, desenvolvendo-se debates, pesquisas, (re)criações, envolvendo várias disciplinas e áreas do conhecimento e linguagens. A narrativa acessível, leva a perceber aspectos do contexto sul-rio-grandense (geografia, história, características socioculturais, relações familiares, ambiente escolar, político, artes) do início do séc.XX e relacioná-los com a atualidade. O paralelo entre usos e costumes, linguagens, tradições, comportamentos de ontem e de hoje projeta-se do texto. Assim se instaura um projeto-processo, cuja dinâmica leva a compreender a realidade baseada em vivências e alimentada por conhecimento histórico, memória, imaginário, tecnologia, abrindo-se para um horizonte humanista e potencial criativo.
OBJETIVO GERAL Promover ações investigativas e criativas, propiciando condições para valorizar práticas culturais e artísticas. Desse processo participarão professores e alunos, cujos trabalhos serão apresentados em ENCONTRO, reunindo toda a escola e atingindo a comunidade que será também convidada a para o evento. Tendo caráter estritamente facultativo e por finalidade primordial fortalecer a formação de professores e alunos de EJAS, privilegia a divulgação da obra de escritor representativo da cultura gaúcha – Cyro Martins.
DIFERENCIAL DO PROJETO
• Ser itinerante: oportuniza intercâmbio de informações entre EJAS; abre portas para a comunidade participar e apreciar o feito na escola, também se beneficiando. • Mobilizar toda a escola, despertando curiosidade pelos trabalhos e empenho em realizá-los. • Realizar encontro sobre Cyro Martins – evento que cria expectativas quanto ao que será apresentado, valoriza trabalhos e leituras, motiva outros; incentiva intercâmbio. • Caracterizar-se como projeto-processo, com propósito de criar condições para marcar essa experiência como passo efetivo para (re)conhecer e valorizar práticas culturais na formação de jovens e adultos. DURAÇÃO DO PROJETO EM 2009 Em todas as EJAS selecionadas: de agosto a novembro de 2009 Em cada EJA: 2 (dois) meses (1ª.a. e 2ª. Etapas)
COORDENAÇÃO Profa. Maria Helena Martins Profa. Aymara Celia
EXECUÇÃO DO PROJETO 1ª. ETAPA - leitura, discussão, pesquisa e elaboração de trabalhos.
RECURSOS E METODOLOGIA Preconizam-se pesquisas (na internet, de campo, bibliográfica ) em diferentes disciplinas, o que leva a diversidade de visões, aproveitamento em áreas e linguagens específicas e outras formas de expressão: poesia, música, artes plásticas, teatro, fotografia, cinema, dança. Também podem trabalhar com física, química, matemática, botânica, biologia, geometria; em línguas (português, inglês,espanhol); pesquisar campos não curriculares: culinária, vestuário, utensílios domésticos, hábitos campeiros, jogos e brincadeiras infantis... Tais possibilidades – constantes do livro - indicam interações e complementaridades, necessidade da escola dispor ou propiciar recursos e dos professores, ao serem solicitados, orientarem, sem intervirem na autonomia dos alunos. Recomenda-se que todo o processo seja registrado em fotos, vídeo, áudio, textos, desenhos, etc . Sugere-se a busca de apoios e parcerias em instituições públicas ou privadas, empresas e mídia a fim de conseguirem realizar o planejado, o que também desenvolverá a capacidade empreendedora dos participantes.
2a. ETAPA – Organização e realização de ENCONTRO SOBRE CYRO MARTINS Evento de porte significativo, envolvendo todos os participantes para apresentar trabalhos finais dos alunos da EJA. Aberto a todos da escola e comunidade, outras escolas convidadas e interessados em geral.
RETORNO PARA AS EJAS PROPICIADO PELO PROJETO O desenvolvimento do projeto amplia horizontes e intensifica a socialização e intercâmbio entre os participantes, professores e alunos; ensino-aprendizagem práticas de pesquisa; obtenção gratuita de material de leitura – livros para todos os participantes , filmes e livros para a biblioteca escolar. CONTRAPARTIDA DAS EJAS PARTICIPANTES 1. Permissão de participação voluntária de alunos e professores 2. Compromisso dos participantes de realizarem trabalhos a partir de propostas do projeto 3. Disponibilização de espaço adequado para a realização do ENCONTRO SOBRE CYRO MARTINS 4. Ajuda de custo, para cobrir parte das despesas do CELP Cyro Martins com o projeto, no valor de R$400,00 (quatrocentos reais) para cada EJA participante.
Porto Alegre, 12 de maio de 2009.
Maria Helena Martins Coordenadora do projeto CYRO MARTINS VAI ÀS ESCOLAS Diretora-Presidente do CELP Cyro Martins |