X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



COLÉGIO ESTADUAL SANTOS DUMONT - Gramado (RS) | Imprimir |  E-mail

- Diretora: Profa. Maria Inez Zanotto Catani
Alunos participantes: 964 - a partir da 4a.série do Ensino Fundamental

Desde a proposta inicial, a receptividade ao projeto foi excelente. Surpreendeu-nos até porque tivessem pouco mais de um mês para ler Um Menino vai para o Colégio e preparar trabalhos, bem como por estarem sob a pressão dos compromissos letivos de final de ano.

Evidenciou-se um processo de intensa interatividade multidisciplinar, levando a que - muitos professores e alunos - tivessem sua primeira experiência efetiva com esse tipo de procedimento, do que seja o ensino e aprendizagem com caráter interdisciplinar, em que as diferentes áreas do conhecimento se complementam, interagem e se ampliam mutuamente.



Profas. Aymara Celia e Elizabeth Rizatto apresentam o projeto

Orientados pelos professores, os alunos realizaram maquetes reproduzindo a paisagem campeira e a urbana descritas no livro. Detalhes como instalação de energia elétrica propiciaram a encantamento de descobertas seja ao elaborarem o trabalho seja ao apreciá-lo: o trenzinho e o catavento em movimento, a casa iluminada; as construções em madeira e palitos de picolé; noções de perspectiva conjugadas à criatividade e ao senso de síntese. Esquetes reproduzindo episódios do livro, poemas a seu respeito, pesquisa sobre plantas e frutos referidos pelo autor - tudo expresso de modo a revelar o envolvimento dos participantes, indicando que a experiência deixará marcas.


Dança representando passagem de Um Menino vai para o Colégio

Apresentaram um CYRONÁRIO, em formato de caderno ilustrado - com expressões colhidas no texto lido e 'traduzidas' para a linguagem corrente dos alunos. Outro tipo de glossário foi feito, inclusive pictoricamente inserindo as expressões de Cyro Martins em espécie de pergaminho e as versões contemporâneas suas correspondentes inscritas em molduras em forma de monitores de computador. Desenhos, caricaturas, poemas, reconstituição da época em que o relato ocorre - em torno de 1920-, tudo estáharmoniosa e cuidadosamente exposto para que toda a escola aprecie e compartilhe a realização. Á medida em que esses trabalhos forem encaminhados a nós, faremos exposição deles também aqui em nosso site.

Filmando UM Menino vai para o Colégio

Uma turma resolveu fazer um filme e não se deteve ante obstáculos como encontrar um vagão de trem e fazê-lo andar, usando recursos curiosos e criativos para imitar seu movimento.

Um grupo de alunos-figurantes ao redor das personagem em primeiro plano: o menino, seu pai com suas malas e o chefe de trem atrás, antes do embarque.

Em plena viagem, com o chefe de trem no primeiro plano, o menino e seu pai atrás e os alunos-passageiros - compenetradíssimos em seus papéis.