X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



CYRO MARTINS VAI ÀS ESCOLAS - 1ª Etapa | Imprimir |  E-mail

Outubro a Dezembro de 2006


Público-alvo
Professores e alunos de escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul, da 8ª série de Ensino Fundamental a 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

Escolas participantes e exemplares de Um Menino vai para o Colégio, de Cyro Martins, distribuídos gratuitamente:

1) 24ª CRE - Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura (Cachoeira do Sul) - 681 alunos/exemplares

2) 4ª CRE - Colégio Estadual Santos Dumont (Gramado) - 969 alunos/exemplares

3) 28ª CRE - Colégio Estadual Érico Veríssimo (Alvorada) - 1426 alunos/exemplares

Coordenadores Pedagógicos e Diretores de Escolas: 25 Coord. e Dir./exemplares

Professores: 90 profs/exemplares Bibliotecários e Bibliotecas: 03 e 03/exemplares


PROPOSTA DE ABORDAGEM - apresentada pela coordenação do projeto

1. Apresentação

Projeto de motivação para leitura da obra de Cyro Martins e estabelecimento de relações entre o contexto sociocultural, histórico, familiar, escolar apresentado no livro Um menino vai para o Colégio e o contexto em que os leitores de hoje vivem.

2. Procedimentos gerais

a) leitura e discussão, com os alunos, sobre Um menino vai para o Colégio

b) proposta de trabalhos de recriação/interpretação das leituras, em diferentes linguagens, verbais e não-verbais

3. Apresentação do livro Um menino vai Para o Colégio, de Cyro Martins

- de que/quem trata o livro; síntese da história; personagens; ambientes retratados; linguagem; campo x cidade; religião; costumes; relações familiares e de amizade; relações entre colegas e professores

- auto-biografia romanceada de Cyro Martins?

- síntese biobibliográfica X biografia visual - Apresentação e apreciação da exposição Cyro, o transfigurador do óbvio , da artista plástica Liana Timm

- relações entre passado e presente, a partir das leituras realizadas pelos alunos

4. Apresentação de PPoint com registros de trabalhos de experiências com outro livro de Cyro Martins: Fronteiras Culturais em Livramento e Rivera

5. Acompanhamento e orientação do processo de leitura e discussão

6. Recriação dos participantes, em diferentes formas de expressão, das leituras e discussões feitas


VEJA REGISTROS DE TRABALHOS REALIZADOS A PARTIR DESSA PROPOSTA e a criação de um CYRONÁRIO