X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



NOTÍCIAS 2009 | Imprimir |  E-mail

2009

 

AGOSTO

 

  • IX JORNADA GAÚCHA DE PSIQUIATRIA

Sofrimento Psíquico e Doença Mental

I Encontro de Saúde Mental e Prevenção da Violência no RS

II Encontro de Processos de Resiliência e Estratégias de Ação

19 a 22 de agosto de 2009

Hotel Plaza São Rafael - Porto Alegre

 

Transtorno Mental e Capacidade Criativa

08 de agosto - das 11h às 17h

Santander Cultural - Porto Alegre

__________

JULHO

 

A ARTE DIGITAL E A NOVA FRONTEIRA

SÉRIE PAISAGENS DO INTERIOR - LIANA TIMM

De 20 de julho a 4 de setembro

Curadoria: Jacob Klintowitz

Espaço Cultural Citi - Av. Paulista 1.111 - São Paulo

__________

JUNHO

 

Para ler, ouvir e conversar sobre a palavra cantada.

Com Maria Helena Martins.

Data: 22, 24 e 26 de junho (2ª, 4ª e 6ª fa.), das 19h às 21h

Local: Galeria La Photo - Travessa da Paz, 44 - Porto Alegre

Inscrições: 3221-6730. Veja a Programação

 

  • Projeto CYRO MARTINS VAI ÀS ESCOLAS

         NA BAHIA -  Maria Helena Martins apresenta o projeto e distribui Um menino vai para o Colégio, de Cyro Martins, a professores e estudantes na UFBA, iniciando parcerias com a UFBA, UESB e Fundação Pedro Calmon.

         EM EJAs DE PORTO ALEGRE - A primeira escola de Educação para Jovens e Adultos (EJA) a desenvolver o projeto será a SMET Paulo Freire – Escola Fundamental.

 

  • Universidade reverencia  leitora e mediadora de leituras analfabeta

A 09 de junho, aconteceu, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED-UFBA), defesa de Dissertação de Mestrado da Profa. Maria Helena Ribeiro (UESB/UFBA), aprovada com grau máximo, sobre tema/persona sui generis: a trajetória de leitora e mediadora de leituras Dona Silvina, lavadeira baiana, analfabeta funcional, atuante comunitária, transformada em "garota propaganda" do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER). Dona Silvina compareceu ao evento, falou de si à platéia encantada com sua performance, reiterando-se assim o ineditismo da situação. Na banca, presidida pela Orientadora, Dra. Dinéa Sobral Muniz, as Profas. Dras. Heleusa Câmara, Lícia Maria F. Beltrão, Mary Arapiraca e Maria Helena Martins.

 

Um Festival Para Cantar Verdade

Inscrições de 31/05 a 30/09/09

Ao comunicar a intenção de homenagear Cyro Martins, o Sr.

Ademir Medeiros, Patrão do CTG Inhanduí, informa que "a realização do festival de música será na Vila Nova, que está completando 50 anos, foi povoada em sua grande maioria por gente oriunda do interior do Estado que ainda guarda na sua memória costumes e estórias de um povo interiorano. Esta população que veio do interior é resultado do êxodo rural gaúcho descrito nas linhas de Cyro Martins na famosa Trilogia do Gaúcho a Pé". Veja Regulamento.

__________

MAIO

 

  • CORAG leva Um menino vai para o Colégio  a Feiras do Livro

Ao integrar-se ao projeto Cyro Martins vai às Escolas, com a reedição de 10 mil exemplares de Um menino vai para o Colégio, para distribuição gratuita, a CORAG vem propiciando a expansão desse projeto. Seja nas escolas, seja nas Feiras do Livro, como a de Bento Gonçalves, de 13 a 24 de maio, quando o Presidente da Instituição, Sr. Luciano Silva - afirmando que "é uma obrigação da Companhia apoiar iniciativas como essas, pois como uma estatal do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Corag tem o dever de incentivar ações que qualificam a educação em nosso Estado” - deu continuidade à parceria com o CELPCYRO e fez a entrega a mais de 40 bibliotecas escolares exemplares do livro Um menino vai para o colégio, de Cyro Martins.

 

  • Parceria CELPCYRO – Jornal MenteCorpo

Dr. João Mariante, diretor do Jornal MenteCorpo, propôs à Direção do CELPCYRO – que aceitou com muita satisfação - parceria para intercâmbio de notícias, artigos, informações em geral sobre temas afins.

 

A Zona Sul de Porto Alegre teve, no último dia 27 de maio, mais uma bela noite dedicada à Arte. Cristina Macedo, tradutora e contista, recebeu um grupo de intelectuais da Território das Artes Editora, para apresentarem seu livro, Arca de Impurezas, lançado em dezembro de 2008. No Bistrô do Pátio, estiveram os autores Dione Detanico, Élvio Vargas, Lenira Fleck, Liana Timm, Neusa Matte, Renata Rubim (designer de superfície), Vânia Falcão e a própria Cristina, que faz parte do grupo. Maria Helena Martins e Tânia Galli Fonseca foram citadas, mas não puderam comparecer. O público presente ouviu atentamente o que cada autor tinha a dizer, entre partes de ensaios, contos e poesia, gêneros que compõem o livro.

Esta foi a 9a. edição do Sarau Literário que Cristina Macedo realiza mensalmente na Zona Sul de Porto Alegre. E tudo indica que foi o 1o Sarau, de outros que estão por vir, para o grupo de autores de Arca de Impurezas, já convidado a se apresentar na UNILASALLE (agosto) e na Associação Leopoldina Juvenil, a agendar.

__________

ABRIL

 

No âmbito da programação, dia 30 de abril, às 18h,  Maria Helena Martins falou sobre vida e obra de seu pai, com projeção do curta-metragem Um menino vai para o Colégio e de mini-documentário sobre Cyro Martins, com sorteio de exemplares de sua obra para  o público presente.

 

Com o grupo Lagartos Dourados e com a atriz e artista plástica Cristina Rosa. 24, 25 e 26 de abril - Galeria La Photo - Travessa da Paz 44 - Porto Alegre.

 

A artista plástica Adriana Donato expõe fotografias de 17 de abril a 30 de maio, das 11h às 19h, na Travessa da Paz 44 – junto ao Brique da Redenção. La Photo Galeria e Espaço - Porto Alegre.

 

Parabenizamos essa publicação e seu Diretor, Dr. João Gomes Mariante. Às vésperas de completar 7 anos de  divulgação sobre saúde, agrega linguagem acessível, conteúdo  diversificado e consistente e colaboração de excelentes profissionais da área. Para ampliar o âmbito de seu alcance, passa a ter seu conteúdo também apresentado na internet.

 

  • IV Simpósio Internacional de Atualização Sobre o Autismo

São Paulo (SP) - 2, 3 e 4 de abril. Leia texto do coordenador do evento, Dr. Wanderley Manoel Domingues.

__________

MARÇO

 

 

  • Homenagem à pianista Zuleika Rosa Guedes - familiares, amigos, ex-alunos, músicos e artistas reuniram-se para comemorar os 90 anos da aniversariante, pianista reconhecida e expressão da arte no RS, repartindo simpatia e vivacidade com os presentes.

Theatro São Pedro - 25 de março. Veja Programação

 

Uma antologia de textos da literatura brasileira, organizada por Flávio Aguiar e Og Doria, com projeto gráfico de Ricardo Othake. Desde já um sucesso. Leia o texto de Cyro Martins