X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Relatório do evento Cultura Fronteiriça/Cultura Fronteriza em Berlim | Imprimir |  E-mail
Neto Perde Sua Alma - Trilha sonora de Celau Moreira

Locais e datas:
Museu Etnológico de Dahlem (30.06.02)
Instituto Iberoamericano (01 a 12 .07.02)
Embaixada Brasileira (02.07.02)

 

Promoção:
Instituto Latinoamericano da Universidade Livre de Berlim
Instituto Iberoamericano (IAI)
Centro de Literatura e Psicanálise Cyro Martins
Embaixada Brasileira em Berlim
Instituto de Cultura Brasileira na Alemanha (ICBRA)
Memorial da América Latina
Apoio especial:
Governo do Rio Grande do Sul
Ministério da Cultura do Brasil
Outros apoios:
Institutos Goethe de São Paulo e Porto Alegre
Secretaria da Cultura da República Argentina
Sociedade Brasil-Alemanha
Embaixada da República Oriental do Uruguai
Embaixada da República Argentina

 

1. Conteúdo, resultados e perspectivas


O evento iniciou com bons augúrios. Era 30 de junho de 2002, em Berlim, Brasil e Alemanha jogavam a final da Copa do Mundo de Futebol. E nós demos a festa!


No dia seguinte, instaurou-se o Simpósio, quando também se inaugurou a exposição O gaúcho/El gaucho na literatura, na história e nas artes, cujo principal objetivo foi apresentar ao público o material do Arquivo Losada sobre José Hernández, Martín Fierro y seus tempos (ver descrição da exposição abaixo), associando-o a imagens do gaúcho do Brasil, do Uruguai e da Argentina.

Expuseram-se também alguns livros e discos pertencentes à biblioteca do Instituto Iberoamericano

bem como algumas reproduções de quadros dos séculos XIX e XX, enviadas pelo Memorial da América Latina de São Paulo.

Foram porta metafórica da exposição duas obras do artista fronteiriço Gustavo da Liña, em papel antaimoro, ou, também metaforicamente, papel-couro.

Imagens da exposição realizada no Instituto Ibero-Americano de Berlim

O evento foi uma oportunidade de apresentar publicamente dois projetos de pesquisa, um do Brasil e outro da Alemanha, que agora se encontram e se complementam. Trata-se de "Fronteiras Culturais: Brasil-Uruguai-Argentina" , coordenado por Maria Helena Martins (Celpcyro) e "Fronteiras Culturais e Culturas de Fronteira na comarca pampeana: obras exemplares", coordenado por Ligia Chiappini (LAI-FU).

A parte propriamente acadêmica do evento constou de palestras e debates sobre a obra de Hernández e sobre outros textos que, nos três países e, em diferentes épocas, retomam a figura do gaúcho, a sério ou parodicamente, atualizando a reflexão crítica e renovando a adesão emotiva aos excluídos da modernização e da globalização por ele emblematicamente representados. Exclusão em situação fronteiriça, esse o eixo comum das diferentes contribuições, que não esqueceram o contraponto entre fronteiras externas e internas, entre gaúchos, negros e índios mas também entre todos esses e os imigrantes italianos e alemães que se transferiram para a região sul no bojo dos movimentos migratórios do século XIX. (Títulos e temas das respectivas palestras, podem ser vistos abaixo). Resumo das mesmas encontram-se já no Site do Centro de Literatura e Psicanálise Cyro Martins: www.celpcyro.org.br.


Maria Helena Martins

As palestras e as discussões deixaram evidente que esse foi um encontro importante no sentido de começar um trabalho de superação do tradicional desconhecimento mútuo entre estudiosos da literatura e da cultura brasileiros e hispanoamericanos. Mas também deixou claro que essa foi apenas uma primeira etapa desse trabalho que deverá ser desenvolvido e aprofundado nos próximos anos. A participação direta ou indireta de estudiosos dos três países latinoamericanos - bem como de estudiosos alemães interessados pela América Latina, além de colegas de outros países da América do Sul, da parceria das várias instituições, promotoras ou apoiadoras - abre possibilidades de intercâmbio que podem ser decisivas nesse processo de continuidade e aprofundamento.


METAS PROPOSTAS

Ficaram acertadas algumas metas a serem alcançadas a médio prazo, entre as quais:

1) Divulgação de textos, programações de eventos e outras notícias, relativas ao tema "Fronteiras culturais" e "Cultura Fronteiriça" nos sites do CELP Cyro Martins, do Instituto Iberoamericano de Berlim e do Instituto Latinoamericano da Universidade Livre de Berlim;

2) Publicação conjunta de livro ou revista com o material desse evento, a qual o Memorial da América Latina, através do seu diretor, Dr. Fábio Magalhães, já se comprometeu a apoiar;

3)Publicação de materiais do Arquivo Losada, através da parceria Instituto Iberoamericano, Instituto Latinoamericano, Unesco/Archives e Fundação Hernandarias, e/ou Biblioteca Nacional de Buenos Aires;

4)Repetição do evento, atualizado e reformatado conforme as condições e necessidades das Instituições locais, no Brasil, na Argentina e no Uruguay, possivelmente em 2003 ou/e 2004.

O evento se destacpou também por seu caráer cultural amplo, incorporando o cinema e a música. O cinema, através do filme Netto perde sua alma, de Beto Souza e Tabajara Ruas, a partir do romance deste, do mesmo nome, que realiza uma espécie de releitura satírica-lírica-dramática e épica de episódios históricos como a revolução farroupilha e a guerra do Paraguai, refletindo e fazendo refletir sobre as perdas que elas acarretaram, materiais e, sobretudo, morais e espirituais. Netto perde sua alma foi exibido no dia 30.06.02 no Museu Etnológico de Dahlem, abrindo o evento. Na ocasião, o co-diretor e autor do romance do mesmo nome, deu um interessante depoimento, tendo sido apresentado por Ute Hermanns, que também conduziu o debate do qual participou Ligia Walper, responsável pela montagem. O filme deve ser reapresentado em breve na Embaixada Brasileira em Berlim.

A música se fez presente através do magnífico concerto de piano de Olinda Allessandrini, que pesquisou um repertório especial para essa ocasião, interpretando peças de compositores eruditos dos três países, que se inspiram e se apóiam em composições populares da região pampeana (ver programa no anexo 3). Desse repertório faz parte inclusive uma peça de Suzana Almada (RS-Brasil), intitulada "noite estrelada", composta especialmente para esse recital. A impressão que ficou do maravilhoso concerto é de extrema riqueza e variedade, aliada a uma grande unidade, que dá o tom propriamente gaúcho a composições que podem falar a qualquer público sensível no mundo, como ficou provado pela atenção e o aplauso da platéia de diferentes nacionalidades.

Pianista Olinda Allessandrini

A pianista, por sua vez, afirmou que o evento lhe deu a oportunidade de encontrar um verdadeiro filão pouco explorado para desenvolver uma pesquisa que vai seguramente render novos recitais e CD’s. Por enquanto, uma fita com o concerto - incluindo explicações em português feitas por Olinda Alessandrini e traduzidas ao alemão pelo musicólogo Tiago de Oliveria Pinto - poderá em breve ser ouvida no Instituto Iberoamericano de Berlim ou no Instituto Latinoamericano da Universidade Livre de Berlim.

Finalmente, é de destacar que na ocasião foram apresentados ao público sete livros importantes, editados recentemente e alguns mesmo recém saídos do forno, que direta ou indiretamente têm relação com o tema do evento. São eles:

1. Chiappini, Ligia e Bresciani, Maria Stella (org). Literatura e cultura no Brasil: identidades e fronteiras, Cortez Editora/ 50 ICA- CESLA/ Ibero-Amerikanisches Institut, São Paulo/Varsóvia/Berlim, 2002.

2. Martins, Maria Helena (org). Fronteiras Culturais (Brasil - Uruguai - Argentina), Ateliê Editorial - São Paulo / CELPCYRO / SMC - Porto Alegre, 2002.

3. Edição Crítica de Martín Fierro, Col. Archives, coord. de Élida Lois y Ángel Núñez, 2001.

4. Ángel Rama, Literatura e Cultura na América Latina (antologia), (org. Flávio Aguiar e Sandra Vasconcelos), Edusp/Centro Ángel Rama - USP, São Paulo, 2001.

5. Núñez, Ángel. El canto de quetzal: reflexiones sobre la literatura latinoamericana, Editorial Corregidor, Buenos Ayres, 2001.

6. Pesavento, Sandra; Leenhardt, Jacques; Chiappini, Ligia; Aguiar, Flávio. Érico Veríssimo: o romance da História (com texto e entrevista inéditos de Antonio Candido, ed. Nova Alexandria, São Paulo, 2001.

7. Thun, Harald e Elizaincín, Adolfo (dir.) Atlas Lingüístico diatópico y distrático del Uruguay (ADDU), Westensee Verlag, Kiel, 2000.

2. PALESTRAS E PALESTRANTES

As palestras foram feitas, no primeiro dia, no Instituto Iberoamericano, em espanhol e, no segundo dia, na Embaixada Brasileira, em português conforme revelam os títulos:

Elida Lois, Buenos Aires
El cruce de la frontera en el Martín Fierro
Ligia Chiappini, Berlim
Fronteras del lenguaje: Martín Fierro es brasileño?
Pablo Rocca, Montevideo
José Monegal, un narrador fronterizo
(apresentação e moderação: Sérgio Costa)
Maria Helena Martins, Porto Alegre
Proyecto Fronteras Culturales (Brasil-Uruguai-Argentina)
(Apresentação e moderação: Ligia Chiappini)
Fábio Magalhães, São Paulo
Notas sobre a Bienal Mercosul
(Texto lido por Gustavo da Liña, por ausência justificada do autor)
Tiago de Oliveira Pinto, Berlim
As fronteiras da música e apresentação de Olinda Allessandrini
Sandra Pesavento, Porto Alegre
Fronteiras e intertextualidades em O Continente, de Érico Veríssimo.
Léa Masina, Porto Alegre,
Transformação e Renovação na Literatura Sulriograndense de Fronteiras
Ángel Núñez, Buenos Aires
De la lealtad índia: un diálogo memorable en la pampa
(Apresentação e moderação: Horst Nitschack)
Harald Thun, Kiel
Falas do Norte do Uruguai e do Sul do Rio Grande: fronteira e limite cultural
(Apresentação e moderação: Ligia Chiappini)

Link Relacionado:
Súmulas das apresentações na RevistaCELPCYRO 8

 

3. EXPOSIÇÃO

A exposição do acervo Losada, que se estendeu até 15 de julho de 2002, constou de uma série de 12 vitrines, organizadas tematicamente, com material de arquivo, livros, artigos de jornais, cartas, planos de publicação das obras completas, fotos e foi assim apresentada:

ARQUIVO LOSADA:
José Hernández, Martín Fierro y seus tempos

Alejandro Losada (* 1936-Córdoba, - 1985-Cuba) foi professor de Literatura Hispanoamericana no Instituto Latinoamericano da Universidade Livre de Berlim, de 1979 até o ano de sua trágica morte, em um acidente de avião.

Pouco depois sua viúva, a senhora Ethel Losada, ofertou a esse Instituto todo o material que o marido juntara em muitos anos de trabalho nos diferentes arquivos e bibliotecas, públicos e privados, sobre José Hernández e suas obras, especialmente sobre El gaucho Martín Fierro (1872) e La vuelta de Martín Fierro (1879).

Com verdadeira paixão pelo tema, Losada juntou documentos da maior importância para o conhecimento do escritor, jornalista e político, José Hernández , ao mesmo tempo em que foi produzindo sua reflexão sobre sua vida e sua obra. Dessa reflexão crítica, teórica e histórica, que também é filosófica, ética e política, restam alguns vestígios nos poucos textos que chegou a publicar sobre o grande poema gauchesco, mas o material encontrado em seu arquivo aponta para outras dimensões e para a ambição mais ampla da sua pesquisa.

Seu plano era publicar as obras completas de Hernández, incluindo mais de 300 artigos, originalmente publicados em jornais, mais de 70 cartas e outros documentos comprobatórios da militância política e literária do escritor argentino. O conjunto deveria abarcar de 5 a 8 tomos, o primeiro dos quais chegou a completar, chamando-o de Tomo I, em que há uma introdução sobre o plano das obras completas, testemunhos de familiares, amigos e biógrafos, um ensaio crítico do próprio Losada e muitos documentos em anexo.

Losada pretendia ilustrar esses volumes com cerca de 1000 fotos que colecionou, de gaúchos/gauchos, índios da fronteira, políticos, militares e escritores, amigos ou inimigos de Hernández, assim como quadros da vida campeira, cenas do campo e da cidade, sob as transformações trazidas pela estrada de ferro, entre outras.

De lá para cá, muito do que o Professor Losada pensou fazer foi realizado, entre outras coisas, uma nova e mais completa edição de Martín Fierro, mas muito resta por fazer e seu arquivo, agora incorporado ao setor de expólio do Instituto Iberoamericano de Berlim, poderá fornecer aos investigadores interessados em continuar sua tarefa farto material e muita inspiração.

Concepção:
Erika Carneiro
Ligia Chiappini

Colaboração:
Monika Zessnik, Maria Helena Martins, Ute Melenk, Mauro Klemens Hein, Claudia Chiappini, Ute Hermanns

Agradecimento especial a Britta Lützow, Henrique Soares, Andrea Schäffer, Sigrid Herrmann e a todos aqueles que apoiaram gentilmente no Instituto Iberoamericano e no Instituto Latinomericano nosso trabalho.

 

4. RECITAL DE OLINDA ALLESSANDRINI

As atividades da pianista Olinda Allessandrini abrangem um largo espectro, incluindo apresentações ao vivo, gravações, programas de rádio, atividades pedagógicas e colaboração em jornais. Seu repertório pianístico é amplo e variado, com ênfase especial à música brasileira. Entre seus CDs destacam-se os dedicados a obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Araújo Vianna, além dos CDs "Panorama Brasileiro", e "Valsas", de diversos compositores.

Realizou tournées pela Alemanha, Áustria, Estados Unidos, Noruega e América Latina. Em Berlim, apresentou-se na Kammermusiksaal da Phillharmonie, em março de 1999, e participou como professora e pianista do Festival "Brasilianische Impressionen", em outubro de 2000.

PROGRAMA
Ariel Ramirez (Argentina)
(1921)
El Pampeano
Natho Henn (RS-Brasil)
(1901-1958)
A Carreta
Rolinha
D. Costa (Uruguay)
(1836-1901)
La Pecadora
Carlos Lopez Buchardo (Argentina) Pampera
Natho Henn (RS-Brasil) Feitiço
Breno Blauth (RS-Brasil)
(1931-1993)
Dança Charrua Nº 2
Eduardo Fabini (Uruguai)
(1882-1950)
Triste Nº 2
Natho Henn (RS-Brasil) Páginas do Sul
Carlos Guastavino (Argentina)
(1912-2000)
El Bailecito
Juan Aguirre Pampeano ?????
Suzana Almada (RS-Brasil) Noite Estrelada
Dmitri Cervo (RS - Brasil) Amanduá
Alberto Ginastera (Argentina)
(1916-1983)
Danzas Argentinas
Danza del Viejo Boyero
Danza de la Moza Donosa
Danza del Gaucho Matrero

 

Ficha técnica do filme "NETTO PERDE SUA ALMA"

Direção: Beto Souza e Tabajara Ruas
Elenco: Sirmar Antunes, Márcia do Cantoarines Ibias, Lisa Becker, João França, Fábio Neto, Oscar Simch, Nelson Diniz, Letícia Liesenfeld, Araci Esteves, Miguel Ramos, Tiago Real, João Máximo, Vera Lopes, Álvaro Rosa Costa, apresentando Anderson Simões.
Direção de fotografia: Roberto Henkin
Assistente de Câmera: Lula Maluf
Desenho de Som: Cristiano Scherer
Som Direto: Juarez Dagoberto
Música: Celau Moreira
Figurinos: Tânia Oliveira
Montagem: Ligia Walper
Maquiagem: Luis Carlos Jamonot
Produção de Animais: Marcelo Gomes
Direção de Arte: Adriana Nascimento Borba
Assistente de Direção: Federico Bonani, Tito Mateo, Fernando Mares de Souza e Geraldo Borowski
Produtores: Beto Souza, Tabajara Ruas e Esdras Rubim
Roteiro: Tabajara Ruas, Beto Souza, Ligia Walper, Fernando Mares de Souza e Rogerio Brasil Ferrari
Produção Executiva: Beto Souza, Tabajara Ruas e Marcelo Bacchin
Direção de Produção: Marcelo Bacchin, Leandro Klee e Tito Mateo