X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Comemorações na Fronteira | Imprimir |  E-mail

carta-relato de Nadja Boelter da Rosa*


Por aqui, Quaraí-Livramento, estamos realizando eventos comemorativos ao Ano do Centenário de seu Pai. Em julho, p.p. organizei, junto à URCAMP, em Livramento, PAINEL COMEMORATIVO CEM ANOS DE CYRO MARTINS.

Na oportunidade, reunimos ex-alunas que abordaram sobre livros e decorrentes trabalhos monográficos sobre a obra de Cyro Martins. Ainda, alunos do semestre III de Letras apresentaram sobre leitura comparada entre as obras "O Primo Basílio", de Eça de Queirós e "Um Sorriso para o Destino", de Cyro Martins. Também apreciamos as abordagens sobre pesquisa monográfica 2008 em Literatura Comparada sob o título "O OLHAR DO NARRADOR NO ROMANCE O CRIME DO PADRE AMARO DE EÇA DE QUEIRÓS E NA NOVELA UM SORRISO PARA O DESTINO DE CYRO MARTINS" - o trabalho ganhou nota máxima ,tive a oportunidade de orientare acompanhar suas leituras e abordagens.

Nessa noite de apresentações acadêmicas, contamos com a presença da Academia Santanense de Letras. É necessário este em forma de relatório, pois preciso explicar o esforço[...] para coordenar eventos culturais, sem o apoio e patrocínio. Por isso, tive de agilizar por outros lados: levando sempre alto e em primeira instância o nome do CENTRO , a URCAMP , meu local de trabalho e a Associação de Diretores das Escolas Estaduais de Quaraí. Na qualidade de pessoa física, aposentada da Escola Pública e leitora de Cyro Martins, participei da JORNADA PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS ESTADUAIS realizada em 3l de julho p.p., no Clube Comercial de Quaraí. Para tanto, mandei confeccionar um baner - um trabalho de releitura sobre Cyro Martins e os caminhos, além da trilogia - elaborado pela artista plástica Zulma Fernandes: ainda projetei um DVD sobre Cyro - Vida e Obra.

Agora, seguindo uma programação que se estenderá até novembro deste ano, penso levar até às escolas de Quaraí e Livramento um folheto que contenha informações, opiniões e uma experiência pedagógica interdisciplinar como sugestão didático-cultural aos professores.

Na página de APRESENTAÇão do folheto gostaria que constassem algumas linhas suas, assim como já tenho as de outros promotores: da coordenadora do Curso de Letras da URCAMP e da Presidente das Escolas. Tenho arquivado a sua entrevista a ZH, no quadro memória, confessamos, eu e Dagoberto Mendes que ela representa uma reaproximação mais forte de todos nós, quaraienses com o seu Pai, através do estímulo da filha que tanto admiramos, Maria Helena Martins.

Sabe, a admiração e o respeito por esse trabalho que a senhora tem empreendido foi para Santa Catarina, está na UNESC, com o Blau, meu filho (vide cópia de reportagem no jornal Folha de Quaraí, 24 e 25 do c.m.. Atualmente, estou ministrando aulas em dois cursos preparatórios para concursos, trabalho todo o dia, desde dezembro de 2007, não tirei férias no verão, nem no inverno. Falei com a Vera Suertegaray Fontana, sua fã e eterna amiga, estou passando algumas frases de Cyro, a fim de que que se produzam releituras plásticas, para exposição em novembro p.v.

Um forte abraço, com admiração e carinho, Nadja


--------------------

*Nadja Boelter da Rosa é Professora de Literatura na URCAMP ( Livramento) eem escolas secundárias de Quaraí. Amiga de Cyro Martins, foi quem se mobilizou, nos anos 80, para que ele voltasse a Quaraí e entrasse em contato com professores e estudantes de lá e de Artigas, a cidade uruguaia "do outro lado" da fronteira.