X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



NOVEMBRO DE 2017

 

alt

PROJETO EM COMEMORAÇÃO AOS 20 ANOS DE TRABALHO ININTERRUPTO,

COM E A PARTIR DA OBRA DE CYRO MARTINS (1908-1995)

Do final do século passado a nossos dias evidencia-se a ruptura com parâmetros nas atividades humanas em geral. Ampliam-se fantasticamente os horizontes dos conhecimentos em todas as áreas, multiplicam-se suas abordagens, a possibilidade de informação parece infinita. Saberes e fazeres se entrecruzam, sinalizando quão pouco ficou do que era antes. A perda de um senso de permanência excita as mentes ousadas e desestabiliza as acomodadas. Não à toa a capacidade de resiliência passa a ser tão valorizada. As mutações aceleram, desafiando o já sabido; afrontam mesmo mentalidades mais abertas. Estará o mundo em que vivemos passando por transformações inevitáveis e radicais?

Antes de analisar e avaliar esse quadro, parece mais acertado guiarmo-nos por indicações de Cyro Martins que, às vésperas do séc XXI, com mais de 80 anos, não hesitava em dizer que a vida segue e “é nosso o nosso destino”; temos que conduzi-lo em face das vicissitudes e das benesses que a vida apresenta, sendo “realistas esperançosos”, sem perder perspectivas.

Com essa visão como guia, nossa proposta é realizar, no decorrer de 2017, atividades/eventos tendo em mente transformações dessas duas últimas décadas, a partir de quatro eixos temáticos. Tais eixos, necessariamente, se tangenciam ou se entrecruzam, enquanto contemplam as principais linhas de interesse e atuação dCELPCYRO. Assim, tanto quanto possível, pretendemos atualizar cada tema, com a colaboração de especialistas, e situar a obra de Cyro Martins em face das perspectivas apresentadas:

  • DESAFIOS À CRIAÇÃO LITERÁRIA - Linguagem, temática, estrutura narrativa em transformação.
  • PRINCIPAIS AVANÇOS NA ÁREA PSI - Contribuições da Neurociência para a Psiquiatria e a Psicanálise
  • HUMANISMO NA CIÊNCIA E NA SOCIEDADE - Vicissitudes da humanidade X risco de nos tornarmos insensíveis X realismo esperançoso
  • INTERAÇÃO DAS ARTES E CULTURAS - Linguagens se iluminam mutuamente sem perder suas características intrínsecas; criadores e apreciadores das artes e da cultura estariam em crise?

Maria Helena Martins
Coordenadora Geral do Projeto CELPCYRO 20 ANOS

***********

 evento cuidados cuidadores
Clique aqui para realizar a inscrição!

AGENDE-SE

Há quem reconheça cedo que, mal ou bem, de um ou de outro jeito, somos todos cuidados e cuidadores. Há os que descobrem isso tardiamente, mas ainda a tempo de dar a mão ou de agradecer o ombro amigo. Por isso, é muito especial o fato de encerrarmos nossas comemorações dos 20 anos do CELPCYRO com a

JORNADA SOBRE CUIDADOS E CUIDADORES

Veja a Programação Completa

 Uma jornada com profissionais apresentando diferentes  perspectivas dessa temática, com exposições, leitura, revelações  de como a arte pode “cuidar e  tratar da loucura”, por  Eliane Tonello, e uma  experiência peculiar na  Oficina que tratará de quando e como "a palavra cuida de nós", a ser coordenada  pela arteterapeuta Marilice Costi. Apresentadores : Cláudio Martins, Cristina Macedo, Eliane Tonello, Gizela Bispo Costa, Luiz Carlos Prado, Marilice Costi, Maria Helena Martins, Marione Menezes. 

****************          

VEJA ARQUIVOS DE EVENTOS COMEMORATIVOS DO CELPCYRO 20 ANOS JÁ  REALIZADOS